ExpressArte

 

ExpressArte é o núcleo formado por artistas e terapeutas, que promovem por meio das Artes (dança, música, artes plásticas, bordados, fotografia, literatura, entre outros) um estímulo à expressão autêntica e natural de cada ser.

 

O propósito é proporcionar que as expressões artísticas sejam práticas que possibilitam a conexão e a harmonia entre o mundo interno e o externo. Para isso, despertamos a criatividade, o ritmo, o foco, a apreciação e a beleza individual, nas relações e na vida, colaborando para que cada participante se desenvolva no caminho do autoconhecimento.

Nossas Atividades

Pintando Alegria

O projeto Pintando Alegria busca renovar e humanizar paredes e murais de ambientes públicos ou privados - como hospitais, clínicas e creches, e, a partir da revitalização desses espaços, propiciar o resgate da autoestima, da esperança e possibilitar sensação de bem-estar aos usuários e colaboradores das instituições.

Acreditamos que ter um espaço com maior acolhimento e beleza ameniza os danos emocionais e psicológicos das pessoas e nos faz nutrir ainda mais o cuidado com o lugar que frequentamos.

Vivência dos Sentidos

Vivência prática de 3 horas, que busca estimular os 5 sentidos (visão, audição, olfato, paladar, tato) e desenvolver a percepção do espaço interno e externo de cada indivíduo, criando foco, atenção, criatividade e espontaneidade.

Por meio das artes plásticas, dança e música, o participante tem a oportunidade de vivenciar uma experiência sensorial, criativa e divertida. As atividades são indicadas para crianças (07 a 12 anos), jovens e adultos, e podem ser realizadas em diferentes espaços (escolas, empresas, espaços livres, comunidades, espaços culturais).

Vivência dos Elementos

Vivência prática de 3 horas, realizada com base nos 4 elementos (Fogo, Água, Terra e Ar). Trabalha por meio da Dança, Música e das Artes Plásticas, buscando estimular e criar recursos para que cada pessoa integre o corpo físico e a mente de forma mais livre e consciente. Este trabalho cria um ambiente propício e bem cuidado para que cada participante tenha a oportunidade de se soltar, ousar e ser criativo. Indicada para jovens e adultos, pode ser realizada em diferentes espaços (escolas, empresas, espaços livres, comunidades, espaços culturais).

Exposições

Exposições com diversas manifestações artísticas e interativas, em que o visitante não é só um espectador. Ele é convidado a ser parte-ativa das obras e, assim, tanto artista quanto visitante tem a possibilidade de refletir sobre o tema sugerido sob uma outra perspectiva. Acreditamos na riqueza da diversidade na arte e no poder da criação e construção coletivas.

 

Exposições anteriores:

“Transformação”

As obras criam um clima de mistério, que revelam e às vezes ocultam. Foram realizadas sobre retalhos de tecidos, que contam histórias de uma busca de si mesmo. É o reconhecimento da importância da Mãe Natureza no processo de autoconhecimento.