O Jatobá é um programa de reconexão profunda com a natureza, porque entendemos que a natureza é um dos pilares no despertar dos valores humanos.
Porque Jatobá?
Jatobá é uma árvore conhecida pela utilização de sua madeira e propriedades medicinais, mas também é uma árvore sagrada nas comunidades indígenas e quilombolas. É considerada por alguns uma árvore mãe, porque na floresta ela protege e acolhe outras espécies plantadas nas proximidades, além de alimentar a fauna com seus frutos.
Criamos oportunidades das pessoas se conectarem com a natureza externa como caminho para a natureza interna (autoconhecimento), pois quando esse reencontro acontece podemos despertar os valores de amor, respeito e cuidado para com a natureza. Inspiramos também novas possibilidades de viver em harmonia com a natureza, por meio da valorização do consumo e plantio de alimentos orgânicos e do cultivo de espaços para incentivar a prática, a aprendizagem e a disseminação de técnicas e conhecimentos sobre agrofloresta.
Nossas Atividades
As atividades do Jatobá acontecem junto à natureza, em espaços parceiros, como a Fazenda Flor do Coração, em Goiânia, e em grandes cidades como São Paulo.
A Fazenda Flor do Coração é produtora de orgânicos pelo sistema agroflorestal e possui certificação no sistema participativo da Associação para o Desenvolvimento De Agricultura Orgânica (ADAO_GO). A empresa certificadora é o IBD.
Vivências Ecopedagógicas
São experiências de contato direto com a natureza, que acontecem por meio do plantio de flores, árvores ou horta, para resgatar a conexão com a terra, permitindo uma reflexão para escolhas e formas de viver mais conscientes.
A vivência tem duração média de 1h e 30min, e é desenvolvida para crianças, adolescentes e adultos. O tempo, o tema e os conteúdos são adaptados de acordo com os objetivos específicos de cada grupo. Também oferecemos atividade especiais para alunos de escolas do Ensino Infantil, Fundamental e Médio, além de Universidades, entre outros grupos.
Cursos e mutirões agroflorestais
É um espaço de encontro para aprender, praticar e trocar conhecimentos sobre agroflorestal. Sistemas agroflorestais utilizam os princípios desenvolvidos pela própria natureza, principalmente as florestas, para produzir uma grande diversidade de alimentos (frutas, hortaliças, castanhas, grãos, raízes, ervas e muito mais), respeitando os processos e os tempos da natureza e trabalhando em harmonia, como parte integrante dela. Também podem ser utilizados para recuperar e reflorestar áreas degradadas e nascentes, para preservar a biodiversidade e espécies nativas de plantas e animais.
Destina-se a agricultores e outras pessoas que tenham interesse em se conectar, cooperar e conhecer técnicas de agroflorestal.
Vivência das Flores
É um convite para passar algumas horas em companhia das flores, conhecer mais sobre elas, tirar dúvidas, manuseá-las e montar arranjos. Ter uma experiência mais ampla com as flores, como expressão de beleza, ampliando a percepção e a sensibilidade como aspectos do autoconhecimento, da arte e conexão com a natureza, em um ambiente bastanteacolhedor. Indicada para crianças, jovens e adultos em diferentes espaços (escolas, empresas, espaços livres, comunidades, espaços de cultura).
Duração: 2 horas.